Porto Alegre na palma da mão
Screen Shot 2021-04-29 at 19.32.08.png

SOBRE O LIVRO

Porto Alegre na palma da mão: a evolução urbana da cidade para quem (ainda) não é urbanista, é um livro infantil que pretende ajudar as crianças a conhecer a história da cidade e assim despertar o amor e o interesse por Porto Alegre.

Inspirado pela infinita curiosidade de um guri e os inúmeros passeios feitos com seu cão pelo centro histórico, o livro conta como nasceu e cresceu a cidade de Porto Alegre.

Para contar a história da evolução urbana de Porto Alegre para seus pequenos habitantes e desvendar parte de seus muitos mistérios, o livro foi elaborado com um texto simples, muitos desenhos e mapas para que as crianças possam ver a cidade sob seu próprio olhar, compreender seus significados e perceber que elas podem descobrir muito num simples passeio.

As lembranças das imagens do passado, contribuem muito para o nosso acervo cultural e nos torna mais aptos para o futuro, por isso precisamos que as crianças (e os adultos que elas vierem a ser) as compreendam e as defendam.

Associando fatos históricos ao local onde aconteceram e abordando os vários tempos pelos quais a cidade passou se compreende muito da Porto Alegre que temos hoje. Saber o quanto uma rua se transformou, e até que teve outros nomes ao longo do tempo, é fundamental e também muito divertido.

A cidade vai se tornando, de uma forma leve e divertida, objeto de interesse e de conhecimento para os pequenos e também para os que os acompanharem nessa aventura. A ideia é que todos, possam, de uma maneira simples, conhecer a nossa história, redescobrir nosso centro e os muitos segredos que ele tem para contar, se pararmos para ouvir com atenção.

Vamos juntos levar a história de Porto Alegre para a gurizada que será a dona da cidade no futuro e assim eles vão entender que não é de hoje que Porto Alegre é demais!

O LIVRO É MAIS DO QUE UM LIVRO

 

Porto Alegre na palma da mão vem numa luva que contém o livro propriamente dito + 9 mapas com os roteiros para conhecer a cidade + uma cartela de adesivos sobre espaços especiais.

mock_LIVRO.jpg

QUEM SOMOS

Autora
Ana Paula Alcantara
foto ana.png

Autora do livro Rio desde o início: a evolução urbana da cidade para quem (ainda) não é urbanista; arquiteta e urbanista formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, mestre em planejamento urbano e regional e professora de disciplinas de urbanismo e planejamento urbano desde 1997 – UCS/UniSalle/UFRGS. Desde de sua formação, tem como objeto de estudo o espaço urbano e, nos últimos anos, vem se dedicando à relação entre as crianças e as cidades.

Ilustradora
Bia Dorfman
foto Bia.png

É arquiteta, urbanista e artista plástica, doutora em Arquitetura, professora no curso de arquitetura da PUC/RS e no Mestrado em Arquitetura do UniRitter. Participou de diversas exposições coletivas entre 1990 e 2000, e de uma exposição individual de desenhos, gravuras e pinturas. Publicou os livros Beaubourg e Bilbao: o poder da imagem na sociedade do espetáculo (2004) e Arquitetura e a diferença (2014), abordando as relações entre Arquitetura, Arte e Filosofia. Realizou a exposição O desenho deseja, na Biblioteca Central da PUC/RS (2018), com cadernos de desenho sobre a paisagem da cidade.

Edição gráfica
Eska Design

Ethel Kawa

É designer gráfica e começou sua carreira no Rio de Janeiro, onde nasceu e se graduou. Em Porto Alegre há mais de vinte anos, integrou as equipes da Plural, Senac e Hospital Moinhos de Vento antes de montar seu próprio estúdio, ESKA Design, em 2001.

Tiemy Saito

É formada em cinema, com especialização em direção de fotografia, área na qual atua em gravações de vídeo clipes e curtas-metragens. Pos-graduada em Design Gráfico pela Unisinos, atualmente é o "braço direito" do estúdio Eska.

foto_tiemy-ethel.png